domingo, 11 de março de 2012

[REPORTAGEM + ENTREVISTA] Por que o PlayStation ainda é o mais vendido?

O PS2 ainda é muito bem vendido no Brasil, de acordo com o UOL Jogos. Nós, do No link quebrado, decidimos mostrar os dados a vocês, e depois darmos o nosso parecer da cituação. Veja na integra o artigo escrito pelo pessoal do UOL Jogos:

Neste ano a Nintendo lançará um sucessor para o Wii e já começam a pipocar rumores sobre novos videogames de Sony e Microsoft.
Contudo, quem ainda reina no Brasil é o bom e velho PlayStation 2, que atende por mais de metade das vendas de consoles no país, conforme aponta pesquisa realizada pela GfK, empresa especializada em análise de mercado, e divulgada em conferência da empresa realizada nesta última quinta-feira. 
VENDAS DE CONSOLES
PlayStation 2______________________________55%
"Nova Geração" (PS3, Wii e X360)_____________35%
Portáteis (3DS, DS e PSP)____________________10%
O aparelho da Sony responde por cerca de 55% das vendas de consoles no país. Já os videogames da chamada "nova geração" (PlayStation 3, Wii e Xbox 360) abocanham 35% das negociações, enquanto os portáteis respondem por 10%.
Curiosamente, o cenário é diferente com relação às vendas de jogos no país: a nova geração representa cerca de 76% do volume negociado, sobrando 17% para a antiga geração e apenas 7% para os portáteis. 
VENDAS DE JOGOS

"Nova Geração" (PS3, Wii e X360)_____________76%
PlayStation 2______________________________17%
Portáteis (3DS, DS e PSP)____________________7% 
Segundo Oliver Römerscheidt, diretor da área de pesquisa vendas e tecnologia da GfK, a maioria dos jogos vendidos para PS2 é pirata e, portanto, não é considerada na pesquisa - o que acaba resultando na pequena participação das vendas de jogos do console no relatório.
A pesquisa ainda aponta que foram vendidos 2.6 milhões de jogos no Brasil em 2011, considerando-se sete das principais plataformas do mercado, e que a média de preços de games no país caiu em média 18% no decorrer do ano.
____________________________________Fonte: UOL Jogos

Na sua opinião, porque o PlayStation 2 ainda lidera no mercado de videogames no nosso país? Seria por causa da piratara? Nós do No link quebrado não nos contentamos com as explicações dadas e fomos às ruas em busca de lojas que pirateam os jogos da plataforma, e tivemos uma entrevista exclusiva com um dos vendedores de camelôs que não só vendem os games, mas também DVDs, CDs e tantos outros.

Foi ontem, num sábado que nossa equipe reuniu um grupo de jovens que saíram nas ruas em busca de jogos para seus videogames. Dos 6 que acompanhamos, 5 buscavam jogos para o PS2, e apenas 1 para o Wii. Todos eles, no entanto buscavam por jogos com preço, digamos... "mais acessível", ou melhor dizendo, "falsos". Ninguém é totalmente politicamente correto hoje em dia.

Fomos junto a eles em alguns camelôs, e encontramos uma gigantesca variedade de títulos para o PlayStation 2. Preço? Quatro jogos por apenas R$ 10,00. Nesse camelo não vimos nenhum jogo de Wii, mas sim no seguinte. Preço? UM jogo por R$ 10,00.


Já deu pra perceber a diferença entre o porque dos PS2 venderem mais no Brasil, pelo menos no quesito pirataria. Mas a intenção aqui não é ficar comparando Wii X PS2, até porque eles são de gerações diferentes, e seria extremamente injusto.
Os garotos que saíram para comprar os jogos voltaram para casa de mão (ou sacola) cheia de jogos para suas plataformas, e certamente economizaram bastante dinheiro, mas será que isso é certo? Pensando nisso, nós entrevistamos um vendedor ambulante que é claro não quis ser indentificado. Vamos saber a opinião dele sobre os jogos falsos, que atrapalham a economia gamer das produtoras.

No link quebrado: Você acha certo vender jogos pirateados, sabendo que é crime, e certamente alguém vai ficar no prejuízo com tudo isso?

Vendedor: "Certo eu não acho, mas também não acho errado. Na minha opinião, quem faz os jogos (produtoras) deviam vendê-los mais baratos, e certamente a pirataria irira diminuir. Se que programa esses jogos eletroncos não abaixam o preço, alguém tem que fazer isso, e esse algueém somos nós, vendedores ambulantes."

No link quebrado: Então você acha que se as produtoras abaixassem os preços a pirataria diminuíria, certo? Mas eu no caso dos filmes? Muitos filmes originais são vendidos com um preço camarada, e mesmo assim, a compra de filmes pirata ainda domina o Brasil. porque você acha que isso acontece?

Vendedor: "Porque ainda é mais fácil achar filmes piratas do que originais, principalmente em cidades pequenas. É o que eu penso."

No link quebrado: O PS2 domina a venda de videogames piratas. É muito fácil achar em qualquer esquina jogos para essa plataforma. Mas porque games para XBOX 360, Wii e PS3, mesmo sendo de uma geração atual ainda vendem menos que os do PlayStation 2, mesmo no quesito pirataria?

Vendedor: "Acho que é porque o povo brasileiro já se acostumou com o 'Play 2'. Ele continua sendo o mais barato tanto para o bolso quanto para quem pirateia os jogos, que é bem mais fácil piratear um game de PS2 do que o de PS3."

No link quebrado: A maioria dos vendedores ambulantes fogem das temidas fiscalizações policiais que apreendem os produtos falsos. Como é o desafio de fugir sempre desse policiais quando estão fazendo fiscalização?

Vendedor: "É bem difícil 'se livrar' dos produtos antes que os tiras os confisque. Sei de cada história engraçada... Tem uma mulher que vende esses jogos e filmes falsos, daí, teve uma vez que um tira estava indo revistar as mercadorias. Ela ficou tão desesperada, que pegou todos os jogos e filmes que vendia, e tampou dentro do rio para que os policiais não a prendessem. Eu particularmente escondo meus jogos muito bem, para não correr o risco de ser preso."
___________________________________________________
Nosso papo com o vendedor terminou aí, e podemos chegar a conclusão de que ele só quer vender seu produto, pelo menos, não está matando ninguém, nem abusando do dinheiro público como fazem os políticos, e nem vendendo drogas.

Mais tarde naquele mesmo dia, a polícia prendeu um grupo de vendedores que falsificavam filmes e jogos. Segundo informações, apreenderam mais de 500 mídias de DVDs e CDs. Os policiais não deixaram tirar uma foto da operação, para que vocês pudessem sentir o clima tenso que estava lá.


O PS2 vende não só por ser um bom console, mas também pela pirataria, que querendo ou não, ajuda muito nas vendas, e mesmo hoje é bem difícil achar um videogame que possa ser achado tão facilmente e com um preço tão acessível como o segundo videogame da Sony. No fim, o PlayStation 2 vende por ser uma ótima plataforma. Talvez não tão inesquecível quanto o NES, Super Nintendo ou Nintendo 64, mas só por ser o mais vendido no Brasil até hoje, merece destaque!

Nenhum comentário:

Postar um comentário